O Dia da Mulher (8 de março) foi ainda mais especial para servidoras municipais aposentadas de Angra. O Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (Angraprev) promoveu um passeio de barco com 80 mulheres para celebrar a data. Funcionárias do instituto também participaram. A iniciativa fez parte das ações da Prefeitura de Angra pela valorização e reconhecimento dos profissionais aposentados e, mais especificamente, das mulheres.

A embarcação saiu por volta das 9h do Cais de Turismo, no Carmo (ao lado da Propescar), percorrendo as ilhas Botinas, Praia da Figueira e Praia da Piedade. O passeio contou ainda com uma parada para almoço no Bar do Luís, com direito a um bolo em celebração pela data. As mulheres puderam se divertir e apreciar um pouco das belezas naturais da Baía da Ilha Grande, patrimônio mundial.

– A melhor palavra que tenho para resumir esse passeio maravilhoso é “gratidão”, por poder viver esse momento com elas. Senti muita liberdade nelas, de poderem passear, mergulhar e se divertir. É muito bom podermos realizar essas ações para valorizar cada aposentado e, em especial, cada mulher, já que cerca de 80% dos aposentados e pensionistas que temos são do sexo feminino. São mulheres que não estão mais no mercado de trabalho, mas que continuam a contribuir de várias formas, no lar e na sociedade – disse Luciane Rabha, presidente do Angraprev.

A Fundação de Turismo de Angra dos Reis (Turisangra) providenciou a escuna do passeio para o Angraprev. Além do passeio marítimo, como parte da programação voltada para as mulheres, o instituto promoveu há duas semanas um café em homenagem a elas, com a participação do secretário municipal de Governo, Cláudio Ferreti, e da professora aposentada Thereza Cristina Lacerda, que palestrou sobre o tema “Um ser mulher“, abordando autoestima feminina, a participação cada vez mais efetiva das mulheres na sociedade e como elas mesmas vêm criando seus próprios caminhos e tomando suas decisões.

Encerrando a programação do mês, o próximo café da manhã do Angraprev, previsto para 30 de março, também terá palestra voltada para as mulheres (a ser definida).