O Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (Angraprev) participou na última semana do 21º Congresso Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios, em Bento Gonçalves (RS). Além de ter sido agraciado pelo 6º lugar no ranking dos melhores institutos do país e primeiro colocado do estado do Rio de Janeiro na categoria Grande Porte (acima de 5 mil segurados), a presidente do Angraprev foi uma das palestrantes do evento.

O congresso é promovido pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem) e tem como objetivo incentivar o aprimoramento técnico-administrativo dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), por meio da troca de conhecimento e experiência entre os gestores previdenciários de todo o país.

Os dias de evento reuniram bom público – entre 500 a 700 pessoas por dia –, com gestores previdenciários de todo o Brasil. Em sua palestra “Em busca de uma gestão que inspira, motiva e transforma”, a presidente do Angraprev falou sobre os seis anos em que está à frente do instituto, a importância do concurso público para manter a memória da autarquia e dar a ela mais autonomia; como são feitas as aplicações; como a previdência angrense obteve superávit; etc. A gestora recebeu convite para levar a mesma palestra também para Minas Gerais e Rio Grande do Norte, em entidades previdenciárias locais.

– Temos uma gestão que se compromete com o servidor público, que está à frente nas suas ações e tem um prefeito que valoriza o servidor e qualifica os profissionais possibilitando uma gestão pública de qualidade – disse a presidente do Angraprev, ressaltando que no próximo mês a autarquia angrense vai em busca da certificação de nível 3 do selo Pró-Gestão, programa do governo federal que incentiva institutos previdenciários a buscarem excelência por meio de boas práticas de gestão. Atualmente o Angraprev é nível 2.

PRÓ-GESTÃO
O programa avalia os institutos no que diz respeito a melhores práticas de controle interno, governança, transparência, qualidade e funcionalidade de produtos, serviços, processos produtivos etc. O Pró-Gestão tem quatro níveis. Quanto mais o instituto sobe de nível, mais se qualifica como bom investidor.

– Quanto maior o nível, maior o grau de exigência para o instituto, mas também maior a visibilidade pela boa governança. É uma série de coisas que eles exigem para dar essa certificação, e são poucos no Brasil os certificados. Por isso, para nós, o selo é uma vitória muito grande – explica a presidente do Angraprev.

Uma boa certificação no Pró-Gestão proporciona benefícios internos e externos à organização. Externamente, ela pode obter maior credibilidade e aceitação perante outras organizações com as quais se relaciona e ampliar seus investimentos; internamente, ela ganha em conhecimento, organização e melhoria nos processos, evitando o retrabalho, reduzindo custos e alcançando maior eficiência e racionalização.