Na próxima quarta-feira, dia 30, haverá mais uma vez o já habitual café da manhã promovido pelo Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (Angraprev) em todo dia de pagamento do salário de seus funcionários e dos aposentados da Prefeitura de Angra, fundações e autarquias municipais. Mas desta vez o encontro será especial e fará parte das ações do município em alusão ao Novembro Azul.

Quem for à sede do Angraprev a partir das 9h terá uma manhã de consciência e prevenção da saúde do homem. Haverá testes de HIV, hepatite B, hepatite C e o exame Antígeno Prostático Específico (PSA), um check-up para indicar um possível câncer de próstata, antes mesmo do aparecimento de sintomas. Também é efetuado nos homens que apresentam sintomas que podem ser causados pela doença. Haverá ainda exames de pressão e glicemia capilar.

Portanto, além de ser um momento de confraternização, o café do servidor desta vez será mais uma boa oportunidade para redobrar os cuidados com a saúde e obter informações sobre riscos. A sede do Angraprev fica na rua Doutor Orlando Gonçalves, Nº 231, Parque das Palmeiras, Angra. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 3365-5260 ou (24) 3365-5388.

A iniciativa conta com o apoio de profissionais da Saúde de Angra. A Prefeitura tem realizado ações dentro da programação do Novembro Azul que, em geral, incluem exames, palestras, dicas e informações para o combate do câncer de próstata. As ações abrangem também orientações sobre o tabagismo, alimentação saudável e a prática de atividade física, além de cálculo de IMC – que permite avaliar se a pessoa está com o peso ideal – e solicitação de exames laboratoriais, de acordo com a indicação clínica para cada paciente.

Movimento internacional criado na Austrália, em 2003, o Novembro Azul chegou ao Brasil em 2008. A campanha tem como objetivo sensibilizar e também conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e à importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata.