A manhã desta sexta-feira foi de animação e reencontros. O Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (Angraprev) promoveu o primeiro café da manhã com os servidores municipais aposentados deste ano. A atividade foi realizada na sede da autarquia, no Parque das Palmeiras, e reuniu cerca de 30 aposentados.

Um deles foi a ex-professora e diretora de escola Elicéa Barbosa Guimarães. Diariamente, ela cuida do pai e, por conta disso, quase não sai de casa. O café dos aposentados do Angraprev é uma das raras exceções.

– O dia do café é quando eu me planejo para vir aqui e resolver as minhas coisas na rua. É um momento de encontro em que eu me sinto muito feliz. Há uma troca aqui. É o prazer e a alegria das pequenas coisas – disse a servidora aposentada.

O café costuma ser oferecido sempre no dia do pagamento, em que os servidores podem pegar o contracheque na sede da autarquia. Desta vez o encontro foi especial, celebrando o Dia Nacional do Aposentado, comemorado na quarta-feira, dia 24 de janeiro. Além de um café reforçado e um bingo animado, os servidores puderam conhecer um pouco mais sobre a data e a previdência no Brasil.

O Dia do Aposentado é celebrado no país em 24 de janeiro porque, há 100 anos, em 24 de janeiro de 1923, Eloy Chaves, então deputado federal, propôs a lei que lançaria as bases para a previdência social que temos hoje. O texto elaborado pelo parlamentar levava em conta principalmente a situação dos ferroviários, categoria profissional muito forte no Brasil daquela época e que vinha fazendo greves e manifestações por direitos trabalhistas.

– A lei previa a assistência e o pagamento de proventos a quem cumprisse com critérios como idade e tempo de serviço, em moldes semelhantes ao que entendemos como previdência hoje. Por isso, a previdência social do Brasil celebra seus 100 anos em 2023 – explicou o procurador do Angraprev, Luís Gustavo Marques Nunes, que falou sobre o tema com os aposentados.

Os participantes comemoraram a data com a alegria e o bate-papo de costume e encontraram a sede da autarquia enfeitada com adereços carnavalescos muiticoloridos para recebê-los. A presidente do Angraprev, Luciane Rabha, falou sobre a importância e significado da atividade.

– Quando assumimos a gestão, há seis anos, o prefeito Fernando Jordão pediu que olhássemos com mais carinho e atenção para os nossos servidores aposentados. Uma das nossas ações foi promover esse café, pois, além de cuidarmos da saúde financeira dos nossos servidores, é importante cuidarmos do bem-estar social deles. Este café tem como principal objetivo a socialização. É um momento de reencontros e também de troca de conhecimento, de palestras, de movimentar o corpo, dentre outras coisas – disse a presidente do instituto.

Na próxima sexta-feira, dia 3, também a partir das 9h, haverá atividades físicas para os aposentados na sede do Angraprev, em parceria com a Secretaria Executiva de Esporte e Lazer, com alongamento e hidroginástica. O Angraprev fica na Rua Doutor Orlando Gonçalves, Nº 231, Parque das Palmeiras. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 3365-5260 e (24) 3365-5388.