O Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (Angraprev) realizou nesta sexta-feira, dia 3, o projeto Manhã Saudável, com atividades físicas como alongamento, hidroginástica e dança, para seus aposentados e pensionistas. A ação foi promovida com o apoio da Secretaria Executiva de Esporte e Lazer da Prefeitura de Angra, que disponibilizou profissionais de educação física para coordenar os exercícios.

A atividade foi realizada durante a manhã, na sede do Angraprev (rua Doutor Orlando Gonçalves, Nº 231, Parque das Palmeiras). Além dos aposentados e dos professores, estavam presentes a presidente do Angraprev, Luciane Rabha, e o secretário executivo de Esporte e Lazer, Vítor Simões.

– Vinhámos fazendo essa atividade no Angraprev desde 2017, mas por dois anos tivemos que interrompê-la, por causa da pandemia. Aos poucos estamos retomando iniciativas como esta, pois os próprios aposentados nos pedem eventos com atividades físicas, e a sede do Angraprev tornou-se um ponto de encontro de muitos de nossos servidores aposentados e pensionistas. É um local onde eles gostam de socializar – explica Luciane Rabha.

A atividade de hidroginástica será feita semanalmente, às terças e quintas, das 15h às 16h. Podem participar servidores municipais aposentados e pensionistas (Câmara, Prefeitura e suas fundações e autarquias). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 3365-5260 e (24) 3365-5388. O secretário municipal de Esporte comentou sobre a importância da atividade física na terceira idade.

– O esporte ajuda de várias maneiras: na prevenção de doenças, no fortalecimento muscular, no autoconhecimento do corpo, além de proporcionar um ambiente de interação e fortalecimento de vínculos – disse o gestor, que citou outras iniciativas da Secretaria de Esporte e Lazer voltadas para a terceira idade, como o projeto Esporte é Vida 60+ e a hidroginástica na Costeirinha e na Monsuaba.

Atualmente, o Angraprev possui 1.754 aposentados e 348 pensionistas, dentre ex-profissionais da Câmara, Prefeitura e suas fundações e autarquias. Além de cuidar da previdência dos servidores, o instituto mantém uma agenda de palestras e atividades sociais com o objetivo de contribuir para a qualidade de vida e a socialização de seus beneficiários.

Em dezembro do ano passado, como reconhecimento pela qualidade de sua gestão, a autarquia previdenciária angrense aumentou o nível de sua certificação no Pró-Gestão, programa do governo federal que incentiva institutos previdenciários a buscarem excelência por meio de boas práticas de gestão, obtendo o selo nível 3. Em todo o estado do Rio de Janeiro, somente Angra dos Reis e Nova Iguaçu possuem institutos previdenciários com esse nível no Pró-Gestão.