Na última semana, representantes do Instituto de Previdência Social do Município de Angra dos Reis (Angraprev) realizaram o primeiro encontro do Angraprev Itinerante, que tem como objetivo levar palestras com assuntos pertinentes à previdência municipal aos funcionários públicos municipais de Angra dos Reis.

Um dos destaques do Angraprev Itinerante é explicar as mudanças previdenciárias para os servidores. O primeiro encontro foi com os funcionários da Defesa Civil, na sede da instituição. A palestra durou em torno de duas horas e meia e os servidores puderam compreender melhor as alterações e tirar dúvidas.

Em novembro de 2019 ocorreu a reforma da previdência (emenda 103) contemplando o governo federal e dando um prazo de dois anos para que estados e municípios fizessem também suas reformas. Na ocasião, foi iniciada uma comissão com representantes de diversos setores da Prefeitura e da Câmara para estudar a emenda 103 e fazer as adaptações para o município de Angra dos Reis.

– Nem tudo que foi contemplado na reforma da emenda 103 foi utilizado na reforma da previdência do município. Em comparação, consideramos que a reforma do município é mais branda – avalia a presidente do Angraprev, Luciane Rabha.

O trabalho foi finalizado em dezembro do ano passado, e a reforma previdenciária começou no início deste ano. Mas como muitos profissionais do Município ainda possuem dúvidas, os representantes do Angraprev, por meio do Angraprev Itinerante, seguem esclarecendo as mudanças.

A presidente do instituto destaca a responsabilidade com que a gestão atual do Angraprev tem atuado para manter o equilíblio atuarial. Ela ressalta que no início do atual governo municipal, em 2017, o Angraprev possuia um déficit de R$ 240 milhões. O trabalho de recuperação foi feito e hoje o instituto apresenta superávit atuarial de R$ 100 milhões. A reforma da previdência é mais uma iniciativa que leva em conta o equilíbrio atuarial.

– Quando o governo municipal se preocupa em fazer uma reforma previdenciária, é pensando no futuro da aposentadoria. E para isso é necessário o equilíbrio atuarial – explica a gestora.

O Angraprev Itinerante estará circulando junto aos departamentos da Prefeitura, fundações e autarquias explicando as alterações. O próximo encontro está marcado para esta sexta-feira, dia 15, às 10h, no Salão Nobre da Prefeitura, com os servidores da Secretaria de Governo/Gabinete.

 

 

 

Veja as fotos do evento:

 

 

 

Clique aqui para acessar todas as notícias


Através da Lei Municipal nº 2.074/08, foi criado em 1º de janeiro de 2009 o Instituto de Previdência Social do Município de Angra dos Reis - ANGRAPREV, em forma de Autarquia Municipal, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

Nossos horários

Segunda a Sexta
Funcionamento: 8h30 às 17h
Atendimento: 09h30 às 16h

Outros Telefones

Presidência: (24) 3377-4678
Administrativo: (24) 3365-5388
Benefício/Protocolo: (24) 3365-5260
Benefício: (24) 3377-4632