O Instituto de Previdência Social do Município de Angra dos Reis (Angraprev) promove, no dia 20 de maio (sexta-feira), uma audiência pública para prestação de contas de suas ações, projetos e resultados referentes ao ano de 2021. A atividade será no plenário da Câmara Municipal (Praça Nilo Peçanha, S/N, Centro), às 14h, com transmissão no YouTube, pelo canal da Prefeitura de Angra. O encontro é voltado para aposentados, pensionistas e servidores públicos municipais em geral, mas todos os interessados em assuntos previdenciários podem participar.

O principal objetivo é dar transparência à gestão previdenciária dos servidores públicos municipais, tratando de assuntos como governança, investimentos e gestão atuarial. Na audiência pública deste ano, os representantes da autarquia municipal também irão apresentar dados do último censo previdenciário, finalizado recentemente.

– O resultado do censo foi muito importante para detectar e comprovar que o Angraprev está regular e tem uma equipe e um sistema de trabalho bastante comprometidos com a responsabilidade e a transparência da gestão – adianta a presidente do instituto, Luciane Rabha.

A audiência pública anual para prestação de contas é um dos requisitos a serem cumpridos pelos institutos de previdência que possuem o selo nível 2 do Pró-Gestão, caso do Angraprev, que o obteve no ano passado, fazendo com que Angra, na ocasião, se tornasse um dos cinco municípios do Rio de Janeiro a obter a certificação, que será um dos resultados de 2021 apresentados na audiência do dia 20. O Pró-Gestão é um programa do governo federal que incentiva institutos previdenciários a buscarem excelência por meio de boas práticas de gestão.

– Já estamos em processo para receber o selo nível 3 do Pró-Gestão, o que aumenta ainda mais as exigências de trabalho para o Angraprev, mas entendemos que a certificação dá mais credibilidade ao nosso trabalho – explica a presidente. De acordo com ela, o resultado do processo para o nível 3 deve sair em setembro deste ano.

Uma boa certificação no Pró-Gestão proporciona benefícios internos e externos à organização. Externamente, ela pode obter maior credibilidade e aceitação perante outras organizações com as quais se relaciona e ampliar seus investimentos; internamente, ela ganha em conhecimento, organização e melhoria nos processos, evitando o retrabalho, reduzindo custos e alcançando maior eficiência e racionalização.

Estarão presentes na audiência pública para o detalhamento das ações a presidente do Angraprev, os conselheiros do Conselho Fiscal e do Deliberativo, funcionários da autarquia, aposentados convidados e demais autoridades locais.

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL PARA NÃO PERDER A AUDIÊNCIA PÚBLICA