Representantes do Instituto de Previdência Social do Município de Angra dos Reis (Angraprev) realizaram na última quarta-feira, 11, uma palestra em Belo Horizonte (MG), a convite do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). O instituto estadual mineiro vem fazendo um trabalho de reestruturação de seu setor de Investimentos e convidou os gestores angreses pelo fato de, atualmente, o Angraprev ser reconhecido como uma referência nacional, principalmente na área de benchmarking, que pode ser definido como uma análise da área de atuação e a seleção, a partir dessa análise, das melhores práticas usadas por empresas de um mesmo setor e que podem ser adotadas e replicadas no seu empreendimento.

– O estado de Minas Gerais vem fazendo pesquisas de mercado, mapeando os melhores institutos de previdência do Brasil, e o Angraprev se encontra em uma colocação muito boa no ranking de benchmarking. Destaca-se o fato de Angra dos Reis ter conseguido triplicar seus investimentos nos últimos quatro anos – explicou Luciane Rabha, presidente do Angraprev.

A presidente e representantes do Comitê de Investimentos do instituto falaram sobre gestão e investimento. Eles destacaram a importância da parceria entre o regime próprio de previdência e o governo municipal e da aplicação correta e também diversificada dos investimentos, combinando os mais arrojados com os mais conservadores, de modo que estes últimos possam cobrir os investimentos de alto risco quando necessário, em alguma eventualidade.

– Um fator crucial para que possamos fazer essas movimentações de investimentos é o Pró-Gestão, que aumenta a nossa exposição em renda variável – destacou a presidente, no instituto mineiro, em BH, referindo-se ao selo nível 2 do Pró-Gestão, obtido pelo Angraprev no ano passado, após o cumprimento de uma série de exigências.

A certificação no Pró-Gestão, como explicaram a presidente e o Comitê de Investimentos, possibilita maior credibilidade e aceitação perante outras organizações, o que se converte em maior possibilidade de movimentação no mercado e ampliação de investimentos. O Angraprev segue em processo para aquisição do selo nível 3 do Pró-Gestão, no cumprimento de requisitos.

Luciane Rabha destacou também a satisfação de ver que Angra, além de referência no turismo e outros setores, vem se tornando também um referencial no setor previdenciário.

Veja as fotos do evento: