O Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (Angraprev) realizou na última sexta-feira, dia 30 de junho, mais um café da manhã promovido mensalmente na ocasião do pagamento dos servidores. Além de poderem pegar o contracheque na sede do instituto, com direito a bate papo e café, desta vez os aposentados e pensionistas que compareceram puderam saber um pouco mais sobre alimentação para a terceira idade no período de inverno, com a nutricionista Dayanne Guizalberth, e sobre a novidade do Angraprev, que é a prova de vida digital.

A partir de agora, aposentados e pensionistas do Angraprev poderão realizar a prova de vida através do celular, de qualquer lugar e principalmente do conforto de casa, sem a necessidade de locomoção até a sede do instituto. Para isso, basta baixar o aplicativo “Gov.br”, realizar seu cadastro e aguardar a notificação para a realização da prova de vida no mês de seu aniversário. Angra é um dos seis municípios do estado do Rio a disponibilizar o serviço para seus aposentados e pensionistas atualmente.

Durante o café foi explicado o passo a passo para a prova de vida digital. Primeiramente, é preciso baixar o app “Gov.br”. Com ele instalado no celular, é preciso entrar no app e inserir o número do CPF, criar uma senha de acesso e clicar em “prova de vida”. Recebida a notificação para a prova de vida, basta clicar em “autorizar”. Assim que for autorizada a realização da prova de vida, o usuário é direcionado para as dicas de reconhecimento facial. Feito o reconhecimento facial, a prova de vida será realizada. O beneficiário recebe uma mensagem ao final confirmando a realização do processo. Aí é só clicar em “ok”.

Com a novidade, o Angraprev passa a contar com três possibilidades para realização da prova de vida, que são: presencialmente, na recepção do instituto (Rua Doutor Orlando Gonçalves, Nº 231, Parque das Palmeiras); por autenticidade, realizada por meio de declaração, autenticada em cartório e enviada pelos correios; e a prova de vida digital, feita pelo aplicativo “Gov.br”, através do reconhecimento facial.

A prova de vida digital pode agora ser feita devido à adesão do município de Angra ao “gov.br”. A Prefeitura também aderiu à rede RJ Digital. Com isso, os cidadãos passam a ter acesso de forma simplificada a inúmeros serviços digitais oferecidos pelo município e pelos governos do estado e federal. Interligada aos sistemas e às organizações de dados federal e estadual, Angra está inserida na política nacional e, de forma alinhada, criará um ambiente digital para oferta de serviços públicos.

Mais informações sobre a prova de vida digital podem ser obtidas com o Angraprev, pelos telefones (24) 3365-5260 e (24) 3365-5388. Os servidores do instituto estarão explicando o passo a passo presencialmente, para quem tiver dúvidas.

PALESTRA SOBRE ALIMENTAÇÃO
Durante o café da manhã, a nutricionista Dayanne Guizalberth, da Secretaria de Saúde do município, explicou a importância de uma alimentação balanceada no inverno.

– Neste período de frio, ficamos mais isolados e precisamos nos aquecer. O ideal é consumirmos alimentos frescos, que estiverem na safra, com maior valor nutricional e menos agrotóxicos – explicou a profissional, que deu dicas importantes, como fazer sempre uma lista do que se pretende comprar antes de sair às compras: – Quando a gente faz a lista, se concentra melhor no que vai comprar. Caso contrário, nos enchemos de doces, como bananada, paçoca e outros. Ainda mais nesta época do ano – explicou a nutricionista.

Como de costume, o café da manhã contou com a presença da presidente do Angraprev, Luciane Rabha, que falou sobre a proposta de ampliação dos cuidados com a saúde e a alimentação:

– Esta é uma época fria do ano e estamos passando por uma virose que tem acometido vários dos nossos aposentados. A partir da alimentação, podemos reforçar a saúde e alguns cuidados. Um deles é com o excesso de açúcares e doces, que surge por conta da necessidade de energia no período frio e também por causa das festas juninas. O risco é maior para pessoas com diabetes e hipertensão. Por isso decidimos abordar esse tema – explica a presidente do Angraprev.

Além da palestra sobre alimentação e as explicações sobre a prova de vida digital, o café da manhã contou com um aulão de dança e ritmo com o professor Carlão, da Secretaria de Esporte e Lazer do município.

Prefeitura de Angra dos Reis.