Um farto café da manhã, seguido de duas palestras, marcou a manhã desta terça-feira, 30 de agosto, na sede do Angraprev, no Parque das Palmeiras. A ação faz parte do tradicional café que acontece todo mês exatamente no dia que o pagamento dos funcionários e aposentados é efetuado pela Prefeitura de Angra.
- Estamos realizando o café com os aposentados, com o objetivo integrar os beneficiários para que tenham uma vida social mais ativa. Realizamos o projeto desde 2017 e pretendemos sempre aumentar as atividades ofertadas no dia do pagamento – comentou a Presidente da Angraprev, Luciane Rabha.
Após o café, os aposentados assistiram à uma palestra sobre sexualidade na 3ª idade. Assuntos como os mitos e verdades sobre o sexo na 3ª idade e os tabus a serem quebrados sobre o tema foram os principais conteúdos apresentados na palestra.
- A palestra serve para quebrar esse preconceito sobre o tema e ajuda a explorar um pouco o assunto que não é muito divulgado pela mídia. A palestra funciona como um bate papo para que o público possa participar e trocar conhecimentos entre si – comentou a médica especializada em geriatria, Bruna Salomão.
Em seguida, uma segunda palestra alertou o público sobre os perigos e cuidados que devem ser tomados com os golpes aplicados em aplicativos e em plataformas digitais. A apresentação faz parte do projeto Longevidade Digital, que consiste em possibilitar aos segurados e beneficiários conhecimentos básicos em tecnologias digitais, tornando-os autossuficientes em executar, com segurança, tarefas básicas digitais. Em julho de 2022, o projeto ficou em segundo lugar no Prêmio Nacional de Inovação Previdenciária - Transformação Digital, disputado em São Luís, no Maranhão.
- O projeto visa trazer a longevidade digital dos aposentados. Eles já trabalharam muito e agora podem experimentar novas tecnologias, por isso nosso programa é fundamental para proteger e ensinar eles sobre as diversas técnicas usadas por golpistas na internet – destacou o Paulo Henrique da Silva Bulé, diretor administrativo do Angraprev e coordenador do Projeto Longevidade Digital.
Após o término das apresentações, o público presente aproveitou para trocar experiências e as novas informações obtidas com as palestras, além de colocarem o papo em dia com seus amigos aposentados.
- Todo encontro no Angraprev é um espetáculo. Hoje tivemos assuntos importantes abordados no Café. No encontro, nós aprendemos, divertimos e conversamos. Vale a pena marcar presença em um evento como este – destacou a servidora aposentada, Conceição Fonseca.