O Instituto de Previdência Social do Município de Angra dos Reis (Angraprev) segue com o Angraprev Itinerante, que consiste em uma série de encontros com servidores da Prefeitura de Angra, fundações e autarquias do município, para tratar de assuntos pertinentes à previdência municipal, esclarecendo seu funcionamento e tirando dúvidas do funcionalismo público.

Na próxima quinta-feira, dia 21, os representantes do Angraprev, incluindo a presidente do instituto, Luciane Rabha, vão se encontrar com funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Angra). O encontro será no Teatro Municipal Dr. Câmara Torres (Praça Guarda-marinha Greenhalgh, S/N - São Bento), às 10h.

Um dos focos do Angraprev Itinerante é explicar as mudanças previdenciárias para os servidores. Em novembro de 2019 ocorreu a reforma da Previdência (emenda 103) contemplando o governo federal e dando um prazo de dois anos para que estados e municípios fizessem também suas reformas. Na ocasião, foi iniciada uma comissão com representantes de diversos setores da Prefeitura e da Câmara para estudar a emenda 103 e fazer as adaptações para o município de Angra dos Reis.

– Nem tudo que foi contemplado na reforma da emenda 103 foi utilizado na reforma da previdência do município. Em comparação, consideramos que a reforma do município é mais branda – avalia a presidente do Angraprev, Luciane Rabha.

O trabalho foi finalizado em dezembro do ano passado, e a reforma previdenciária começou no início deste ano. Mas como muitos profissionais do Município ainda possuem dúvidas, os representantes do Angraprev, por meio do Angraprev Itinerante, seguem esclarecendo as mudanças.

O primeiro encontro do Angraprev Itinerante foi com os funcionários da Defesa Civil municipal, no dia 4 deste mês, no auditório da instituição. A palestra durou em torno de duas horas e meia. Na última sexta-feira, dia 15, a atividade foi realizada com servidores da Secretaria de Governo/Gabinete, na sede da Prefeitura. Após a reunião com o Saae nesta semana, será a vez dos servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, no dia 28 (quinta-feira), com local e horário a serem confirmados.

Quem quiser ficar por dentro das ações e agenda do Angraprev e do Angraprev Itinerante pode acompanhar informações sobre o instituto pelo site http://angraprev.rj.gov.br/ ou segui-lo no Instagram. O Angraprev Itinerante estará circulando junto aos departamentos da Prefeitura, fundações e autarquias explicando as alterações.

REFORMA DA PREVIDÊNCIA
A presidente do instituto destaca a responsabilidade com que a gestão atual do Angraprev tem atuado para manter o equilíblio atuarial. Ela ressalta que no início do atual governo municipal, em 2017, o Angraprev possuía um déficit de R$ 240 milhões. O trabalho de recuperação foi feito, e hoje o instituto apresenta superávit atuarial de R$ 100 milhões. A reforma da previdência é mais uma iniciativa que leva em conta o equilíbrio atuarial.

– Quando o governo municipal se preocupa em fazer uma reforma previdenciária, é pensando no futuro da aposentadoria. E para isso é necessário o equilíbrio atuarial – explica a gestora.

 

 

 

 

Clique aqui para acessar todas as notícias


Através da Lei Municipal nº 2.074/08, foi criado em 1º de janeiro de 2009 o Instituto de Previdência Social do Município de Angra dos Reis - ANGRAPREV, em forma de Autarquia Municipal, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

Nossos horários

Segunda a Sexta
Funcionamento: 8h30 às 17h
Atendimento: 09h30 às 16h

Outros Telefones

Presidência: (24) 3377-4678
Administrativo: (24) 3365-5388
Benefício/Protocolo: (24) 3365-5260
Benefício: (24) 3377-4632