Angraprev tem café da manhã do mês da mulher

title_bg2

Na última sexta-feira, 24, cerca de 30 aposentados participaram de mais um café da manhã promovido pelo Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (Angraprev) na data de pagamento e entrega do contracheque. Desta vez o encontro foi alusivo à abertura do mês da mulher (março) e contou com palestra voltada para elas. Além da presidente da autarquia, Luciane Rabha, o café contou com a presença do secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, e serviu ainda para anunciar o passeio marítimo que será realizado pelo Angraprev no dia 8 (Dia da Mulher), como parte da programação.

O café da manhã de fim de mês é oferecido há seis anos pelo Angraprev para os servidores municipais aposentados e pensionistas. Sempre no dia do pagamento, eles se reúnem na sede da autarquia, no Parque das Palmeiras, e a agenda de eventos e serviços tem sido ampla para seus beneficiários, focando no bem-estar daqueles que deram sua grande contribuição ao serviço público.

– O propósito é a inserção deles no ambiente social. Muitos dos nossos aposentados, ao se afastarem do trabalho, da rotina do dia a dia na Prefeitura, acabam não tendo aquele contato com ex-amigos de trabalho, e é neste contexto que o café é importante, para tentar aproximar, integrar. Eles se sentem muito acolhidos aqui. Passou a ser um encontro mensal deles, de inserção e de convívio social, de muita importância para todos – ressaltou a presidente do Angraprev.

Quem participou do café da manhã na última sexta pôde acompanhar a palestra da professora aposentada Thereza Cristina Lacerda. A palestrante falou sobre o tema “Um ser mulher“, já dentro da programação da Angraprev pela passagem do Dia da Mulher. A palestra foi voltada para a autoestima feminina, como forma de unir conhecimentos diversos, abordando a participação cada vez mais efetiva das mulheres na sociedade e como elas mesmas vêm criando seus próprios caminhos e tomando suas decisões.

A Prefeitura de Angra tem se dedicado a oferecer aos trabalhadores, por meio do Angraprev, as garantias conquistadas ao longo de suas vidas profissionais, além de promover atividades de socialização. Sobre o tema da palestra, o secretário comentou para as mulheres presentes:

– Eu tenho oito tias, duas irmãs, duas filhas, uma mãe maravilhosa e uma esposa extraordinária, um lar de muitas mulheres. E os homens da família sempre tiveram o discernimento de entender e praticar o nosso papel de participação efetiva na vida de nossas mulheres, dividindo tarefas, com respeito mútuo e, acima de tudo, sabendo valorizá-las. Essa é a referência dada pelo meu pai e que os homens da família seguem até hoje. Criei minhas filhas com essa realidade, para que elas sempre fossem à luta por suas vidas e tivessem atitudes e decisões que quisessem – disse Ferreti.

Atualmente, o Angraprev conta com 1.759 aposentados e 349 pensionistas. Entre as atividades dos beneficiários estão as aulas de hidroginástica, dança e alongamento, às terças e quintas.

PASSEIO NO DIA DA MULHER
A programação do Angraprev alusiva ao Mês da Mulher inclui também passeio marítimo “50 + Motivos para Comemorar”. A embarcação sairá do Cais de Turismo, às 8h30, e irá percorrer as ilhas Botinas, Praia da Figueira e Praia da Piedade. Serão 80 mulheres aposentadas a bordo. Mais informações podem ser obtidas com o Angraprev, pelos telefones (24) 3365-5260 e (24) 3365-5388.

Encerrando a programação do mês, o próximo café da manhã do Angraprev, previsto para 30 de março, também terá palestra voltada para as mulheres (a ser definida).