O Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (Angraprev) deu início nesta quarta-feira (18), ao Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), que consiste no desenvolvimento de ações direcionadas aos servidores em fase de pré-aposentadoria (às vésperas de se aposentar).

O programa esclarece para funcionários da ativa algumas dúvidas sobre previdência e o processo de transição para a aposentadoria. A ideia é fazer uma preparação para que os servidores possam se sentir mais seguros quanto à nova fase da vida.

Este primeiro encontro contou com a palestra do assessor previdenciário João Luiz Meirelles. Cerca de 30 funcionários, de diversos setores da Prefeitura de Angra, puderam tirar dúvidas e saber mais sobre questões técnicas ligadas à previdência.

– Este início foi muito positivo, e pudemos constatar o quanto os servidores que estão perto de se aposentar querem esse tipo de trabalho, o quanto querem ser preparados para a tão almejada aposentadoria – disse a presidente do Angraprev.

O lançamento do PPA teve ainda a participação do secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, servidor público que falou sobre sua própria experiência com a aposentadoria.

O PPA abrange ações que visam sensibilizar quanto à importância da vivência da aposentadoria com qualidade e planejamento, utilizando-se de eixos norteadores, como psicossocial, saúde, direitos/deveres, economia e cidadania.

As ações do programa prosseguem e, na próxima semana, haverá a palestra “Saúde mental e envelhecimento”, com o médico cardiologista Flávio Dias Marques. O encontro será na terça-feira (24), das 15h às 16h, no auditório do Angraprev (rua Doutor Orlando Gonçalves, Nº 231, Parque das Palmeiras, Angra). As inscrições podem ser feitas através dos telefones (24) 3365-5260 ou (24) 3365-5388.